Nódulos ou caroços nas mamas - o que fazer

  • Nódulos ou caroços nas mamas - o que fazer

No Brasil, muitas mulheres enfrentam o desafio de doenças oncológicas na mama. O mês de Outubro é marcado por campanhas em prol do “Outubro rosa” para conscientizar as mulheres sobre os cuidados com a saúde das mamas e exames de prevenção sobre doenças oncológicas nas mamas.

Um dos sintomas mais comuns de uma possível doença oncológica nas mamas é o aparecimento de um nódulo (caroço) no seio, que pode ou não apresentar dor mamária. Em alguns casos, aparecem nódulos nas axilas ou na região do pescoço.

A neoplasia na mama infelizmente afeta a saúde de muitas mulheres e muitas vezes o diagnóstico é feito em estágios avançados da doença. As campanhas do Outubro rosa são enfáticas no que se refere a exames preventivos, como mamografias, entre outros, relacionados a saúde das mamas.

A neoplasia consiste no crescimento anormal e descontrolado das células. Para fazer o autoexame é importante conhecer o próprio corpo e prestar atenção em possíveis mudanças nas mamas - isso faz parte dos cuidados básicos com saúde e bem-estar.

Embora o público feminino receba alertas constantes sobre doenças oncológicas nas mamas, a neoplasia nas mamas, ou doenças oncológicas nas mamas também ocorre em homens. Homens também podem desenvolver doença oncológica nas mamas.

Essa parte do corpo também requer atenção e conhecer os seios é um ponto importante no cuidado relacionado ao desenvolvimento de algumas neoplasias. Em muitos casos, dependendo do estágio da doença, a pessoa é submetida a tratamentos de quimioterapia ou radioterapia para conter o avanço das células com problema nas mamas. Em outros casos, a intervenção cirúrgica para a retirada do nódulo e posterior biópsia podem mostrar diagnósticos que dispensam sessões de quimioterapia ou radioterapia. O autoexame é importante, mas exames específicos com acompanhamento médico devem ser feitos para um diagnóstico preciso. 

Note e conheça a aparência e formato dos seus seios

Algo relevante para as mulheres: é fundamental saber como é o formato de seus seios. Os exames de mamografia têm de ser feitos regularmente, mas alguns tipos de neoplasias não são detectadas somente com esses exames, por isso o acompanhamento médico é uma forma segura de prevenção. As mulheres têm de saber, conhecer e acompanhar as mudanças em seus seios para que possam perceber sinais característicos de uma possível neoplasia. Nem sempre um caroço no seio vai apresentar dor - nem sempre a região ficará dolorida - há casos de caroços no seio, nas axilas ou em outras partes do corpo que não apresentam dor, por exemplo, linfonodos.

Um dos sintomas mais conhecidos é o aparecimento de um nódulo ou de uma massa endurecida e indolor. Alguns tipos de neoplasias na mama podem gerar sensibilidade na região, têm aparência de serem moles (amolecidas) e de formato redondo.

Há casos em que os seios ficam bem muito doloridos - mas em outros não há sintomas que despertem alguma suspeita de neoplasia. Há casos em que caroços são bem doloridos, por isso, se no autoexame foram percebidos caroços (indolores ou dolorosos), é importante fazer uma consulta médica para examinar a saúde das mamas de um modo mais específico.

Atenção: nem sempre uma pessoa vai apresentar todos os primeiros sintomas de neoplasia nas mamas, mas diante de qualquer suspeita de doença oncológica ou neoplasia nas mamas ou em outra parte do corpo é importante buscar atendimento para exame médico.

Veja alguns outros sintomas de doença oncológica nas mamas:

  • Inchaço total ou parcial das mamas;
  • A pele das mamas com um aspecto de casca de laranja;
  • Dores na mama ou no mamilo;
  • Secreção que sai das mamas (mas não é leite materno);
  • Retração do mamilo (às vezes o mamilo vira para a parte de dentro);
  • A pele ao redor do mamilo fica avermelhada, com ressecamento ou descamada;
  • Nódulo endurecido (pode ser indolor ou dolorido);
  • Secreção sanguinolenta que sai pelos mamilos;
  • Inchaço dos gânglios linfáticos (região ao redor da mama e das axilas).

Estes são os principais pontos relacionados com neoplasia na mama são (mas não são os únicos - pois várias podem ser as causas de desenvolvimento de doenças oncológicas):

  • Excesso de peso;
  • Falta de atividade física, sedentarismo;
  • Consumo de álcool.

É muito importante obter um diagnóstico precoce de neoplasia ou doença oncológica na mama e dar início ao tratamento para evitar que alguns nódulos cresçam.

O quanto antes a pessoa procurar atendimento médico, obter o diagnóstico e dar início ao tratamento para eliminar nódulos e células que crescem em descontrole, mais aumentam as chances de que a neoplasia ou doença oncológica na mama seja combatida com eficácia.

Suplemento de fosfoetanolamina sintética

A fosfoetanolamina (phosphoetanolamina) sintética da Fosfonline é um suplemento com propriedades que ajudam na identificação e combate de células que estão com problemas. A fórmula da fosfoetanolamina (phosphoetanolamine) favorece a ação do sistema imunológico. A fosfoetanolamina (phosphoetanolamine) é um suplemento - e suplemento não é medicamento! Consulte seu médico antes de fazer uso de qualquer suplemento!

A fosfoetanolamina (phosphoetanolamine) sintética tem qualidade comprovada e atua como um identificador celular - pois ajuda o sistema imunológico na identificação das células que estão com problemas.

A fosfoetanolamina (phosphoetanolamine) ajuda o sistema de defesa do corpo a identificar células que estejam apresentando alguma anormalidade. A fosfoetanolamina (phosphoetanolamine) sintética é um suplemento que ajuda o organismo na eliminação de células com problemas que estejam se multiplicando em descontrole.

Consulte o seu médico antes de fazer uso de qualquer suplemento!

Acesse a loja on-line da Fosfonline, temos produtos de qualidade comprovada feitos com matéria-prima de qualidade. A fosfoetanolamina é a dose ideal na hora certa! Conheça os produtos da Fosfonline porque a sua saúde é a sua maior prioridade!

Nota: Os textos deste blog têm o objetivo de compartilhar informações sobre saúde. Os posts deste blog são produzidos por redatores independentes e não têm o objetivo de fazer propor diagnóstico ou indicar qualquer tratamento. Sempre recomendamos que as pessoas consultem um médico antes de fazer uso de qualquer suplemento.



Gostou? Classifique!

Escrever comentário

Não use tags HTML!

Comentários